Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Fique por dentro!

Conheça os temas da atualidade que
podem aparecer nas provas de vestibular

Engenharia genética e os transgênicos
        
Tomates que demoram para apodrecer, arroz com ferro e soja e milho resistentes a pragas e insetos. Para adaptar características de vegetais ou animais às necessidades ou aos desejos de consumo do homem, a engenharia genética consegue modificar o genótipo (patrimônio genético de um indivíduo determinado pelo somatório de genes agrupados nos cromossomos). A manipulação de genes – feita em técnicas in vitro – permite a introdução de novos genes num genótipo. Um organismo, geralmente uma bactéria, é usado como vetor a fim de transferir a informação genética do doador para uma célula receptora.
        A manipulação do DNA (ácido desoxirribonucléico, que contém os caracteres hereditários) segue a Lei de Bio-Segurança, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética.
        Prevista para 2005, a decodificação do genoma humano foi anunciada com cinco anos de antecedência e pode provocar uma revolução científica. O estudante deve ficar atento. O assunto pode ser abordado em provas de biologia.

Fonte:http://educaterra.terra.com.br/vestibular/dicas_zh.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário