Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA


“Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Responderei: É o sacrifício da Páscoa do Senhor...”
Ex 12.26,27

A Páscoa é uma festa judaico-cristã. Seu significado é “passagem” e marcou a saída do povo de Israel do cativeiro no Egito. Depois de 430 anos, Israel estava subjugado pelos egípcios, num amargo cativeiro. Sob o chicote dos carrascos e submetido a trabalhos forçados, o povo gemia e clamava a Deus por libertação. Deus viu o sofrimento do povo, ouviu o clamor e desceu para libertá-lo. Moisés estava cuidando dos rebanhos de seu sogro, quando Deus o convocou para libertar seu povo.

A ordem de Deus ao Faraó era urgente: “Deixa meu povo ir”. Faraó endureceu seu coração e Deus julgou o Egito e destronou suas divindades, enviando dez pragas. A última foi a morte dos primogênitos. Todas as famílias israelitas deveriam matar um cordeiro e passar o sangue nos batentes das portas. Naquela noite, o anjo de Deus passaria e, ao ver o sangue, passaria por sobre eles. Em todas as outras casas, a espada da morte ceifaria os primogênitos. Nem mesmo o filho de Faraó escapou. Nessa noite, Israel foi liberto pelo sangue do cordeiro e saiu da escravidão rumo à terra prometida.

COELHO OU CORDEIRO?


“... pois também Cristo, 
nosso Cordeiro pascal, foi imolado.”
1Co 5.7
A sociedade secularizada mudou o símbolo da Páscoa, transformando-a apenas numa festa do consumismo. O coelho destronou o cordeiro e o chocolate substituiu o sangue. O que tem o coelho a ver com a páscoa? Absolutamente nada! Não há nenhuma conexão entre a páscoa e o coelho. Este é um intruso e um instrumento sutil para desviar o foco do verdadeiro sentido da páscoa, afastando, assim, as pessoas de uma reflexão honesta acerca do livramento que Deus providenciou para seu povo através da morte de seu Filho.

A páscoa tem a ver com a libertação do cativeiro. A salvação dos judeus aconteceu mediante a morte de um cordeiro e a aspersão de seu sangue nos batentes das portas. Os israelitas não foram poupados da morte porque eram melhores do que os egípcios. Não foram libertos por suas virtudes nem por suas obras. Foram salvos pelo sangue do cordeiro. Quando o anjo de Deus passou pela terra do Egito, naquela fatídica noite, viu o sangue. O sangue era o sinal e a senha da libertação. Assim, também, somos salvos do pecado pelo sangue de Jesus!

CHOCOLATE OU SANGUE?

“Logo, muito mais agora, 
sendo justificados pelo seu sangue...”
Rm 5.9

A sociedade secularizada trocou não apenas o cordeiro pelo coelho, mas também substituiu o sangue pelo chocolate. O sangue nos causa repulsa, mas o chocolate é doce ao paladar. O chocolate nos agrada e nos dá prazer, mas o sangue nos deixa constrangidos e atônitos. Porém, o que tem a ver o chocolate com a páscoa? Absolutamente nada! Essa é a religião secularizada. Cria símbolos que agradam o gosto do homem, mas afastam as pessoas do caminho de Deus.

A redenção do cativeiro não aconteceu por causa do chocolate, mas por causa do sangue. Não o nosso próprio sangue, mas o sangue de um cordeiro substituto. Aquele cordeiro sem defeito, imolado em favor de cada família era um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não somos salvos pelas nossas obras, somos salvos pelo sangue de Jesus Cristo. Ele é o nosso Cordeiro pascal. É pela sua morte que temos vida. É pelo batismo e sangue que somos libertos e purificados de todo o pecado. O chocolate é bom e agradável, mas não como símbolo da páscoa!

O CORDEIRO SUFICIENTE


“... eis o Cordeiro de Deus, 
que tira o pecado do mundo.” 
Jo 1.29

Há quatro textos da Bíblia que falam do cordeiro substituto: o primeiro deles é Gênesis 22. Abraão estava a caminho do Monte Moriá com seu filho Isaque. Seu propósito era sacrificar seu filho em holocausto ao Senhor, quando Isaque lhe perguntou: “Papai, aqui está o fogo, a lenha e o cutelo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?”. Seu pai lhe respondeu: “Deus proverá para si o cordeiro, meu filho”. Deus não queria o sacrifício de Isaque, mas o amor e a obediência de Abraão. Por isso, providenciou um cordeiro substituto, que foi suficiente para Isaque.

O segundo texto está em Êxodo 12, e o cordeiro foi suficiente para uma família. O terceiro texto se localiza em Isaías 53 e, ali, o cordeiro foi suficiente para substituir uma nação. Mas em João 1.29, o Cordeiro de Deus é suficiente para o mundo inteiro. O Cordeiro substituto é Jesus. Ele é poderoso para salvar uma pessoa, uma família, uma nação e o mundo inteiro. Jesus morreu para comprar com o seu sangue aqueles que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
Ore: Senhor, a tua palavra me ensina que páscoa significa libertação. Quero louvar-te, pois desde os tempos antigos tu estás à frente daqueles que te amam. Agradeço-te em nome de Jesus. Deus, o sentido da páscoa é infinitamente mais sublime do que ovos de chocolate ou coelho. Dá-me coragem para proclamar a plenos pulmões o que tu fizeste em Cristo. Senhor Deus, para que houvesse liberdade, Tu goste batizado para sacrificar o Seu Sangue inocente derramado na cruz. Assim é a salvação em Cristo. Pelo batismo e morte. Eu agora posso desfrutar de vida plena em ti. Pai amoroso, o batismo ao levar nossos pecados e o sangue de Jesus Cristo é suficiente para me libertar do pecado e me purificar de toda injustiça. Eu louvo-te e glorifico-te por tão grande amor por mim. Obrigada Jesus Cristo pela Tua Obediência!
Disque Vida
Aconselhamento e Oração
71 9903-4056 vivo / 9261-7178 e 9184-2126 tim / 8158-3287 claro;
Ministério Missão Nova Vida Virtual: Blog: nlmbookcafe.com/blog/geraldine
A Serviço de Cristo – Desde 01/07 Consagração Pastora 06/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário