Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS SETE VIRTUDES DE UM VENCEDOR


“E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os enaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.” Josué 14:10-12

Quando meditava nessa palavra lembrava-me de um dos filmes  marcante que assistir: “Coração Valente”, de Mel Gibson, ou Willian Wallace como protagonista principal, liderando uma turba de guerreiros que luta pela libertação da sua nação (Escócia) da dominação Inglesa, imposta pelo reinado de Eduardo I. Esse filme foi baseado numa história real nas várias batalhas de 1273 até agosto de 1305, quando Escócia se tornou um país independente.
Willian Wallace tinha vários guerreiros que lutavam com ele nessa batalha, mais dois se destacavam:  pai e filho. O filho era um sujeito muito forte, o pai, um homem de idade avançada para a guerra, mas muito valente e determinado. Em certa altura da batalha o pai leva uma flechada, mas ele não pára de lutar enquanto seus inimigos não estão mortos e  a guerra ganha. Quando foram tirar a flecha que estava cravada em seu peito, o seu filho com receio de ele morrer; arranca a flecha timidamente. Mas o velho guerreiro assim que se livra da flecha, se levanta e dar um soco em seu filho fortão, como se dissesse: “tá pensando o quê, sou homem, me respeita, seus frouxos! E saiu dando gargalhada”.
Só se conhece os valentes e heróis numa guerra. A história de Calebe é de um vencedor, um guerreiro destemido, que ousou fazer a vontade de Deus, crendo nas promessas que foram dadas através de Moisés, o profeta de Deus.
Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo quenezeu (números 32.12; Gênesis 15.19). Porém, por ter mãe judia, herdou esta religião e a promessa divina. Nascido na tribo de Judá, a mesma que Jesus nasceu. Portanto, corria em seu sangue o DNA de um vencedor.
A Calebe foi confiada uma missão juntamente com Josué, e ele cumpriu cabalmente, mostrando que um bom caráter se conhece nos afazeres do dia a dia, e nas provações que muitas vezes passamos.
Nessa meditação iremos conhecer sete características de um vencedor, observados  na vida e na obra de Calebe.
1. Escolher bem as amizades.
Os mais velhos tem um ditado que diz: “ diz com quem tu andas e te direi quem tu és’. De fato, a escolha daqueles com quem andamos  muito  terá a ver com nosso envolvimento emocional, nossos sonhos, conceitos e pré-conceitos,  realizações, em suma, os nossos amigos com toda a carga que representam nos influenciam para o bem ou para o mal, para a boa ou má decisão. “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.” Provérbio 22:24-25
Calebe tinha um amigo, não qualquer amigo, tinha um vencedor ao seu lado,  era Josué  que com sua fé, obstinação e liderança, foi designado juntamente com Calebe  a espiar a terra Canaã por ordem de Moisés.
É importante observar que eram doze os espias, mas somente dois voltaram com um relatório positivo de que a terra era boa  e poderia ser conquistada: Josué e Calebe.
Os outros 10 espias viram gigantes em seus caminhos, obstáculos que os impediriam de conquistar a terra. Com esse relatório negativo, trouxeram medo, pavor e murmuração a todo Israel, dificultando assim uma melhor percepção do que Deus já tinha prometido para eles.
Quando não estamos bem acompanhados temos dificuldades de vencermos os obstáculos que se apresentam em forma de idéias, conceitos e visão distorcida da realidade.
Para eu me tornar um vencedor, a minha mente tem que está disciplinada e preparada para suplantar os impedimentos, os obstáculos que poderão aparecer. “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele…” Provérbio 23:7 “E não sede conformados com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
2. Confiança e fé inabalável.
A confiança e a fé que Calebe tinha em Deus, o fazia um vencedor, seus olhos não estavam postados nas dificuldades aparentes, e nem no tamanho de seus inimigos, ou nos obstáculos apresentados.
A fé de Calebe estava posta nas promessas que haviam sido feitas por Moisés, profeta de Deus, as quais repassou a toda a nação de Israel. Deus havia prometido a terra de Canaã, a terra que manava leite e mel. Essa promessa de vitória entrou no coração de Calebe como uma força poderosa e real.
A fé é você crer nas promessas como algo concreto, substancial, forte, e veraz. Quando se crer, não se duvida, titubeia. Na fé não existe, “mas”, o que Deus prometeu, Ele cumprirá. Ponto final. Essa firmeza de fé e esperança estava fundamentada no coração de Calebe. “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” Números 13:30;  “E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.” Números 14:6-9
“Não abandoneis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.” Hebreus 10:35
3. Determinação.
Defini-se determinação como ser resoluto, firme, centrado nos alvos e objetivos. Um coração determinado será fundamental para vencer os ventos contrários, que quiserem  nos fazer desistir, parar ou retroceder nos sonhos e projetos que temos para nossas vidas. Nenhum projeto ou construção é realizado sem demandar obstáculos, ou impedimentos. Muitos sonhos não são realizados, porque houve desistência, quando faltavam tão pouco para serem alcançados. A determinação é que fará a diferença para quando olharmos para trás, poderemos então dizer: “de fato, foi difícil, paguei um alto preço, mas valeu à pena.”
Calebe tinha uma convicção no coração, Deus tinha dado uma cidade que precisava ser conquistada, não sem luta, não sem batalha, não sem pagar um alto preço. A certeza que ele tinha no Seu Deus o fazia determinado, obstinado,  firme, centrar-se no alvo, e foi assim que ele fez.
Havia se passado 45 anos, depois que entraram em Canaã, e Calebe continuava a lutar e a querer mais. A terra ainda tinha gigantes, e eles tinham que ser derrotados. Ele estava determinado a ser um soldado fiel às promessas que tinha recebido.  “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.” Josué 14:6-8
4.   Força. “…e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”
Define-se Força, como robustez, poder, energia, saúde física. A força e a vontade de vencer é que definem as conquistas . Os alvos para serem alcançados demandam de força, de energia, de vontade, sobretudo mental.
Calebe, com seus oitenta e cinco anos, poderia ter se aposentado, e se deixado consumir pela velhice, pelo marasmo e  inércia. Mas ele se disciplinou a não deixar de lutar, e trabalhar até que a vitória completa fosse obtida.
Nunca pare de lutar, continue nessa força, porque você alcançará a vitória. Quem te dará essa força é o Senhor, que é o “El Guibor”, o ‘Deus das forças’, Ele te fortalecerá para vencer. “E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.” Daniel 11:32
5. Fidelidade.
Defini-se fidelidade como lealdade, constância. É uma característica de quem é fiel. A fidelidade  começa no aprendizado, no ouvir das instruções, na validação do relato e no comprometimento das realizações. A busca constante e firme para realizar esse aprendizado, mostrará o grau de nosso comprometimento e nossa fidelidade na execução.
Calebe ouviu uma promessa que Deus daria uma terra abençoada, e que ela seria conquistada através de batalha. Ele foi fiel e constante para perseguir na busca da vitória. Havia se passado 45 anos e ele continuava firme, fiel nas promessas de seu Deus.
6. Ousadia.
Defini-se ousadia como audácia, galhardia, coragem. A ousadia ousa mais, deseja muito mais, crer que será possível, acredita na sua força, acredita que terá a vitória. O medroso diz: não vou conseguir, é muito difícil. O ousado diz: eu posso, eu vou vencer, eu vou conseguir. Deus está comigo.
Calebe era um desses homens forjado com para vitória, para ele não existia um não, os obstáculos não eram motivos para o desvanecimentos ou covardia, pelo contrário, ele sabia que poderia vencê-los, avançar e conquistar.
Calebe chegou para Josué e pediu o monte Hebron, lugar fortificado, onde residiam ainda os descendentes dos gigantes enaquins.  Ele disse para Josué que iria desapossá-los daquele lugar. Não olhou para o tamanho dos inimigos, mas confiou que Deus lhe daria a vitória. “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os enaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.”
Hebrom era um monte estratégico, no passado tinha sido morada de Abraão, Isaque e Jacó, quando Calebe o pediu para subir estava sendo ocupado por gigantes.
Tempos depois de ser conquistada por Calebe, Hebrom foi também destinada aos sacerdotes e designada como cidade de refúgio (Js 20:7; Js 21:8-13; 1Cr 6:54-57) Quando David foi coroado rei sobre Judá, ele reinou em Hebrom durante 7 anos e meio, depois dos quais capturou Jerusalém e tornou essa cidade a capital do reino unido (2Sm 2:1-3, 11, 32; 2Sm 5:1-5; 1Rs 2:11; 1Cr 29:27).
Nos grandes projetos e edificações sempre precedem de homens valentes e ousados, que com sua galhardia venceram gigantes.
7. Perseverança.
Defini-se perseverança como determinação persistente. Entre a busca de um alvo e de um sonho até a sua realização está a perseverança. Muitos desistem no caminho, por não acreditar ou não vencerem os obstáculos que se interpõe no caminho. Isso diz respeito a todas as conquistas seculares ou espirituais.
Só se consegue bons resultados quando se acredita e persevera na busca desses objetivos. “Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.” Josué 14:8 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Hebreus 10:36
As vitórias de Calebe diante de gigantes, as conquistas de terras preciosas, sua força destemida, seu vigor, determinação, ousadia, fé,  confiança são sem dúvidas atribuídas Aquele  a quem ele ousou entregar sua vida para ser protegida e moldada: O amado Deus.
“… Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.” Josué 14:12

Fonte: pregacoesfn.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário