Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Economia.

Vítima de bueiro
Inflação semanal volta a acelerar na segunda semana do mês.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 15 de agosto de 2011 apresentou variação de 0,17%, 0,18 ponto percentual acima da taxa registrada na última divulgação, segundo informações divulgadas hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Nesta apuração, três das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, o principal destaque foi o grupo Alimentação cuja variação passou de -0,48%, na semana anterior, para 0,14%, nesta apuração. 
Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento dos alimentos in natura: hortaliças e legumes (-5,74% para -4,62%) e frutas (-0,63% para 2,83%).Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Habitação (0,31% para 0,35%) e Educação, Leitura e Recreação (-0,17% para -0,04%). 
Para estas classes de despesa, destacam-se os itens: taxa de água e esgoto residencial (0,18% para 0,39%) e passagem aérea (-11,73% para -8,20%), respectivamente.O grupo Saúde e Cuidados Pessoais repetiu a taxa de variação divulgada na última apuração, 0,34%. Em sentido ascendente o destaque coube ao item hospitais e laboratórios (-0,28% para 0,12%) e, no sentido descendente, artigos de higiene e cuidado pessoal (0,11% para 0,05%).
Em contrapartida, os grupos Transportes (0,20% para 0,07%), Vestuário (-0,22% para -0,47%) e Despesas Diversas (0,10% para 0,08%) registraram decréscimo em suas taxas de variação. As principais influências para este movimento partiram dos itens: gasolina (0,38% para 0,11%), roupas (-0,30% para -0,47%) e alimento para animais domésticos (1,53% para 0,41%), respectivamente.

Fonte: Jornal do Brasil


Comentário:

Nós cidadãos brasileiros vivemos em uma sociedade sob a tutela de uma lei maior que orienta e estabelece nossos direitos, deveres e obrigações. Quanto aos deveres e obrigações, são intransferíveis, ou seja, devemos cumpri-los incondicionalmente por determinação da lege; quanto aos direitos, funestamente não nos alcança, pois o que consta nas leis grafadas no livro não é praticado dignamente e devidamente na íntegra. 


Nossos Direitos.
- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
- Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.
- Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
- Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
- A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
- A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
A Constituição de 1988 reserva cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.
Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso.

Vamos fazer uma reflexão e observar se realmente estamos usufruindo dignamente  e integralmente nossos direitos acima relacionados. No mínimo a alimentação teria que ser barato e acessível a todos assalariado e aos pobres deste país. O povo bem alimentado desonera outros setores governamentais, como por exemplo: saúde, educação e segurança, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário