Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Medicina Alterativa

Plantas medicinais que previnem o câncer  

por Kátia Schmidt Rodrigues
O câncer é um dos mais terríveis flagelos da humanidade. Ele vai comendo, corroendo o organismo por dentro. Ele acaba com o sistema imunológico onde as células cancerígenas se multiplicam muito rápidamente “devorando” as células sadias. Hoje em dia existem tratamentos que trazem certo êxito ou controlando a doença, mas ela continua matando e mata mesmo, ceifando vidas. E as plantas medicinais são experts na profilaxia desta horrível doença.
Alho (Allium sativum): partes usadas: utiliza-se o bulbo composto do alho. Os seus ingredientes ativos principais são alicina, saponina,vitaminas e selênio. Efeitos medicinais: a alicina e a saponina têm efeitos antibacterianos e antimicóticos. Provocam a dilatação dos vasos sanguineos e previnem a formação de trombócitos, evitando que o sangue coagule demasiadamente rápido. Também se lhes atribui a capacidade de fazer baixar o colesterol. Aplicações: a ingestão de sumo de alho afeta o processo de fermentação intestinal e estimula a secreção da bile. Também descontrai as cãibras e diz-se que ajuda a digestão. Consumir 3 a 5 alhos por dia regularmente parece ter um efeito regulador da tensão arterial, pois dilata os vasos sanguineos. O alho combate as inflamações e pode ser aplicado esmagado no tratamento de verrugas, herpes e fungos. O alho reduz o ácido úrico e combate o câncer, pois contém sulfeto alílico, uma substancia que estimula a produção de uma enzima que protege o organismo contra a ação de agentes cancerígenos, a glutationa-S-transferase.
Receita à base de alho: cuco de alho com cenoura, aipo e salsinha para fortalecer o sistema imunológico: passe na centrífuga 2 dentes de alho, 2 talos de aipo com as folhas e 2 xícaras (café) de salsinha. Junte gelo e tome 1 copo antes do café da manhã, durante 3 dias por semana. Aumenta a disposição e combate gripes e resfriados.
Alfavaca (Parietaria officinalis): da família das Labiadas, esta planta herbácea é originária do clima quente e úmido da Ásia e África e requer um clima temperado. Pode medir até cerca de 70 centimetros de altura. O caule é reto e lenhoso na base e suas flores são esverdeadas, quase sem aroma. As folhas, por seu lado são grandes e tenras, com um perfume suave e muito agradável, que lembra o do cravo. A alfavaca possui propriedades terapêuticas notáveis.
Beterraba: s Beta vulgaris variedade hortensis é uma hortaliça de regiões frias usada para produzir açúcar no hemisfério norte, onde não é possível plantar a cana. Sua raíz tuberosa é muito rica em potássio, silício, sódio, cloro, zinco e manganês. É empregada para combater anemia por causa do seu alto teor de vitaminas, ferro e cobre. Também tem ação anticancerígena, por causa de substancias como a betaína. Pode ser consumida por diabéticos pois tem cerca de 50cal em cada 100g, com teor de glicídeos (açúcares) em torno de 9%. O tubérculo velho é indigesto para algumas pessoas, provocando flatulência. As folhas são ricas em vitaminas, mas não devem ser consumidas por quem tem cálculos renais. Os tubérculos das beterrabas combinam com os seguintes tempêros: passas, limão, milho de tomate (use para cozinhar a beterraba, engrossando com um pouco de maizena), mel. As folhas e talos das beterrabas combinam com orégano e molho branco.
Receita à base de beterraba: fortificante imunológico: rale uma beterraba nova e misture com o suco de um limão. Tome aos primeiros sinais de gripe ou resfriado.
Ipê-roxo: considerada uma das mais belas árvores brasileiras, o ipê-roxo ou pau-d’arco (Tabebuia heptaphylla) floresce no inverno, antes do ipê-amarelo, que anuncia a primavera. Pesquisas ainda não concluídas da Universidade Federal de Pernambuco indicam que o cerne do ipê-roxo (e não a casca como se pensava) possui uma substancia chamada lapachol, que é capaz de inibir o crescimento de tumores cancerígenos.
Receita à base de ipê-roxo: chá popular contra tumores: corte galhos com mais de 3 centimetros de diâmetro e 1centimetro de largura. Ferva 3 fatias em 2 xícaras (chá) de água; deixe esfriar e coe. Tome 2 xícaras (chá) ao dia, adoçando com mel.
Importante: não faça uso destas plantas medicinais sem antes consultar o médico.
Ótima saúde e uma excelente semana para todos!
Bióloga - Especialista em plantas medicinais - e-mail : katiafitoterapia@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário