Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

REGENERAÇÃO




João 3:1 a 15
Este assunto é melhor conhecido como “O Novo Nascimento”, e como base deste ensino temos a entrevista de Nicodemos com o Senhor Jesus.
O QUE É O NOVO NASCIMENTO?
É o nascimento espiritual e não físico
Foi a primeira lição que Nicodemos precisava aprender (João 3:4). É a comunicação de vida espiritual por Deus ao homem morto, ou seja separado de Deus pelo pecado (Efésios 2:1).
É milagroso
NÃO é uma mera reforma ou emoção. A participação do homem no novo nascimento é excluída porque é a actuação do Espírito de Deus naquele que se arrepende e crê em Jesus Cristo. Todas as obras de Deus são maravilhosas e especialmente o nascimento físico, mas o nascimento espiritual é ainda mais maravilhoso. Esta é a maravilha da graça divina, sabedoria e poder de Deus.
É misterioso
A mente humana não pode penetrar neste mistério. “Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). O Senhor Jesus empregou o mistério do vento para descrever a obra do novo nascimento. “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 38).
É importante porque aquele que nasce de novo nasce no reino de Deus (João 3:3 e 5). nasce na família de Deus (João 1:12). Para entrar no reino de Deus e na família de Deus TODOS precisam nascer de novo e não somente os grandes pecadores. A um dos principais dos judeus, membro do Sinédrio, um homem moral e conhecedor do Velho Testamento o Senhor Jesus disse: “Importa-vos nascer de novo”.
O SENHOR JESUS FEZ UMA DISTINÇÃO ENTRE A NATUREZA NOVA E A VELHA.
“O que é nascido, da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:6). “Nascido da carne” refere-se ao primeiro nascimento quando entramos no mundo. Como descendentes de Adão nascemos com uma natureza pecaminosa e pertencemos ao reino das trevas.
O que é nascido da carne é carne”.
É uma natureza pecaminosa.
Existe uma teoria que para melhorar o homem precisa melhorar as suas condições sociais e o seu ambiente e assim a questão do pecado seria resolvida. É bom melhorar as condições sociais, mas isto não resolve o grande problema do pecado.
O homem peca porque é pecador e tem uma natureza pecaminosa. Pode levar um filhote de tigre para casa e enquanto está muito pequeno vai bem, mas não demorará muito tempo a mostrar que é tigre mesmo. O ambiente influi mas não muda a natureza de uma pessoa.
Certas pessoas dizem, ao olhar para uma criança recém-nascida que não podem acreditar que nasceu com uma natureza pecaminosa, mas não demora perceber-se que tem uma natureza pecaminosa.
É uma natureza inimiga de Deus.
“Por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar” (Romanos 8:7).
A NATUREZA VELHA (a carne) E A NATUREZA NOVA NÃO COMBINAM E ESTÃO SEMPRE EM CONFLITO.
“Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito dá para a vida e paz” (Romanos 8:6). A teoria que quando alguém é nascido de novo não peca mais, mas chega à perfeição, não tem base bíblica, nem é provada pela experiência.
A carne é sempre carne.
Isto é, a natureza velha, herdade de Adão, não muda. Certas pessoas ensinam que quando alguém aceita o evangelho a natureza velha é convertida. Não é verdade porque não há possibilidade disto. Com toda a reverência nós dizemos, que nem Deus pode fazer isto (Gálatas 5:17). Deus condenou a “carne” pela cruz (Romanos 8:3). A Bíblia ensina que o dever do crente é fazer morrer a sua natureza terrena (Colossenses 3:5). “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).
“O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPÍRITO”
Desta maneira se descreve a vida nova porque é pela actuação do Espírito Santo que alguém pode ser nascido de novo.
Nascido da palavra de Deus.
A Palavra de Deus é viva e no poder do Espírito Santo comunica a vida espiritual ao que crê. O Espírito Santo actua pela Palavra de Deus na regeneração. “Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1 23) “Pois, segundo o seu querer, Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tiago 1:18). “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Água neste versículo é figura da Palavra de Deus, como é confirmado em outros versículos. Ninguém pode ser regenerado pelo baptismo, pois o baptismo é somente para quem já foi regenerado. “NASCIDO DE NOVO” não é a continuação da vida velha, ou o melhoramento da vida velha, mas uma vida completamente nova.
Nascido de cima. É vida celeste. A vida de Adão na sua inocência era uma vida perfeita, porém terrestre, pois, a terra era o ambiente das suas actividades e alvo dos seus pensamentos. O apóstolo Paulo exortou aos Colossenses “Pensai nas coisas lá de cima, não nas que são aqui da terra.” (Colossenses 3:2). Pelo novo nascimento recebemos uma natureza pela qual nós nos tornamos idóneos para o céu.
Nascido de Deus.
“Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, MAS DE DEUS” (João 1:13).
 PELO NOVO NASCIMENTO UMA VIDA INCORRUPTÍVEL É DADA;
É a vida eterna, e por isso não se corrompe, a saber, é uma vida que não pode pecar. A vida eterna não é apenas uma vida sem fim, pois, indica qualidade de vida. Nas matas do Brasil existe uma árvore imprestável chamada “Matapau”. A semente do Matapau pega numa árvore boa como o Ipá e começa a crescer, sugando a vida do Ipá, que morre, e em seu lugar cresce uma árvore que não presta para nada. Isto é uma ilustração do que aconteceu no Jardim do Éden. Adão foi criado para ser útil para Deus, mas a sua vida foi corrompida. Portanto, isto não pode acontecer com a vida eterna, porque não pode pecar e não se corrompe.
É uma nova criatura ou seja uma nova criação.
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
A nova criatura tem uma herança celestial.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos REGENEROU para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, incontaminável, reservada nos céus para vós.” (1 Pedro 1:3 e 4).
A nova criação e uma nova natureza com novos desejos.
“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pedro 2:2). Um sinal de nova vida 4 um apetite pela Palavra de Deus, Como a criança deseja o leite ma terno, da mesma maneira aquele que nasceu de novo deve desejar a Palavra de Deus, pois, sustenta a vida espiritual.
A nova criação se manifesta pela nova vida.
“As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Como se manifesta a natureza recebida pelo novo nascimento?”
(1) Prática da Justiça (1 João 39).
(2) Não vive na prática do pecado (1 João 2:29).
(3) Mostra amor (1 João 4:7 e 5:1).
(4) Vence o mundo (1 João 5:4).
 COMO SE PODE NASCER DE NOVO?
Pela fé no Senhor Jesus Cristo. Esta fé se descreve pelos seguintes verbos; Crer (João 3:15), Receber (João 1:12), Olhar para Cristo crucificado (João 3:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário