Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prevenir é o melhor remédio.

Prostatite




Prostatite é inflamação da próstata. Esta, por sua vez, é um órgão componente do aparelho reprodutor masculino, responsável por sintetizar o líquido ejaculatório. Acomete mais comumente indivíduos pré-adolescentes, embora possa afetar indivíduos de todas as idades.
Existem diferentes tipos de prostatite, sendo que as mais importantes são as prostatites bacterianas (aguda ou crônica) e as prostatites não bacterianas e prostatodinia.
Dentre as menos comuns, encontram-se:
  • Prostatite gonocócica: a bactéria Neisseria gonorrhoeae, causadora da gonorréia, embora seja raro, pode chegar a infectar a próstata.
  • Prostatite tuberculosa: esta forma de prostatite é causada pela bactéria da tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis, que pode surgir como uma sequela rara da tuberculose.
  • Prostatite micótica: casualmente, a prostatite pode ser causada por fungos que levam à micose sistêmica.
  • Prostatite granulomatosa não específica: este tipo ocorre de duas formas distintas, que são:
    • Variedade eosinofílica: acomete, quase exclusivamente, pacientes com problemas de alergia, principalmente os que sofrem de asma. Normalmente os indivíduos acometidos apresentam febre elevada e obstrução total da urina, uma vez que a próstata fica edemaciada e endurecida.
    • Variedade não eosinofílica: acredita-se que seja uma reação do organismo contra algum fluído prostático extravasado.
Embora existam inúmeros estudos sobre prostatites, não se conhece ao certo qual sua relação com a infertilidade. Pesquisas indicam que, na prostatite bacteriana crônica, as células reprodutivas não são expostas a uma quantidade de bactérias suficiente para resultar em dano direto a elas. Contudo, muitos pesquisadores defendem a idéia de que as alterações na síntese do fluído prostático relacionadas à prostatite bacteriana crônica é que cause efeitos nocivos às células reprodutivas, o que determina a infertilidade.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?349
http://www.sbu-sp.org.br/site/index.php/prostatite.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prostatite
http://www.lincx.com.br/cuidando-de-sua-saude/saude-de-a-a-z/medicina/saude-do-homem/5575-prostatite.html
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8613

Nenhum comentário:

Postar um comentário