Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A profilaxia é o melhor remédio.

 

Língua de fora...

Uma consulta de medicina chinesa tem alguns momentos que surpreendem particularmente os pacientes, e um deles é certamente a observação da língua. Olhando para língua, os especialistas conseguem fazer o diagnóstico da origem da doença, pois é na língua que estão reflectidos a totalidade dos diversos órgãos internos assim como as suas funções.

O revestimento da língua normal é uma camada fina e branca, nem muito seca nem muito húmida e, ao examiná-lo, procura-se ver a sua cor e o seu aspecto.
 
-A cor branca mostra um problema causado pelo frio;
-Quando a língua apresenta uma "capa" amarela pode ser sinal de calor interno elevado;
-A cor cinzenta já denota uma patologia mais profunda;
-Quando a língua está preta é sinal que a doença agravou bastante.

O aspecto do revestimento lingual pode ser espesso ou fino; húmido ou seco; turvo ou gorduroso; escamado; enraizado ou deslizante. Sendo que, por exemplo, quando o revestimento fica espesso, a patologia está a evoluir no sentido da plenitude (doença por excesso) e o contrário significa que a doença evolui no sentido do vazio (falta de energia).

Uma língua geográfica (recortada como um mapa), é um sinal de vazio no yin orgânico deixando o yang manifestar-se em excesso.

A cor e a forma do "corpo" da língua são aspectos também muito reveladores para o diagnóstico, pois uma língua normal é ligeiramente vermelha, húmida, brilhante, flexível e móvel. Se esta se tornar branca pálida, vermelha-escarlate ou violácea é porque há sinal de doença. Já a observação da morfologia consiste em examinar a forma do corpo da língua, a sua aparência e se apresenta fissuras ou aspecto serrilhado, ou impressões dentárias nos bordos e qual é a sua mobilidade.

A localização destes aspectos diferentes na própria língua dão-nos também indicação de quais os órgãos afectados, sendo que a língua pode ser dividida em 4 partes desde a ponta até à base, sendo que a ponta corresponde ao coração e pulmões; os bordos à vesícula biliar; o centro ao baço, estômago e fígado; e a base da língua aos rins.
 
Fonte: noticiasfrescas-tiago.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário