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sábado, 12 de novembro de 2011

Como preparar a geração do futuro

Nos impressionamos quando descobrimos que as pessoas criativas, quase sempre, não estavam vinculadas a uma formação acadêmica tradicional. Alguns chegaram a abandonar a universidade e a maioria frequentou escolas com metodologias diferenciadas.

Os métodos não-tradicionais são vistos por vários estudos como “a melhor via para a construção de uma elite criativa”. Entre as pessoas que foram educadas nesse método estão, por exemplo, os fundadores do Google, o fundador do site amazon.com, o pioneiro em videogames Will Wright e o fundador da Wikipédia.

Em estudo da Brigham Young University, O professor J.Dyer constatou que um grande número de empreendedores criativos estudaram em métodos montessorianos, onde aprenderam a seguir sua curiosidade.

Quando a entrevistadora B. Walters perguntou aos fundadores do Google se ter pais professores universitários tinha sido fundamental em seu sucesso, eles preferiram creditá-lo a suas escolas com metodologias diferenciadas, afirmando: “Nós estudamos em escolas montessorianas e eu penso que foi exatamente esse treinamento em não seguir regras e ordens, em se auto-motivar, em questionar tudo o que acontece no mundo e em fazer as coisas de formas diferentes.”

O neurocientista J.Lehrer realizou um estudo publicado na revista Science. Ele comparou os resultados de crianças pobres de Milwaukee que estudaram neste tipo de escola com os resultados de outras crianças de diversas escolas tradicionais. Ao final do jardim de infância os alunos das escolas diferenciadas se mostravam “significativamente melhor preparados para a escola elementar, na leitura e na matemática”. Essas crianças também tiveram melhores resultados quando testados em sua habilidade de se adaptar a situações cada vez mais complexas.

Precisamos repensar nossas escolas, nossas maneiras de ensinar.

UM FILME:

Clube do Imperador

Poderíamos dizer que se trata, tão somente, de um filme sentimental sobre a relação professor-ideal-aluno, mas não é. Trata-se de um interessante roteiro sobre a paixão pela profissão e a construção ética. Um filme que oferece ao espectador muitos tópicos para reflexão, em especial os voltados para a moralidade e a ética.

Através de pensadores e fatos históricos, o professor William Hundert tenta proporcionar momentos profundos de aprendizagem aos seus alunos. Com a chegada de um rico e mimado garoto chamado Sedgewick Bell, filho de um influente senador dos EUA, inicia-se um confronto entre professor e aluno, com várias consequências morais. Vale conferir.

Direção de: Michael Hoffman com os atores: Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow
 
UM LIVRO:

Seis estudos de Psicologia

Com a proximidade da comemoração do dia dos professores, sugiro a leitura do livro Seis estudos de Psicologia, de Jean Piaget. Nele, o leitor encontrará uma ideia geral sobre a teoria piagetiana e uma descrição feita, pelo próprio Jean Piaget, dos estágios do desenvolvimento da criança.

Sendo um livro composto por artigos e conferências, ele permite certa independência na leitura de suas partes

LEITOR

INDICA

O LIVRO
é particularmente bom por ser uma das poucas obras de Piaget que permite uma leitura mais fácil e objetiva para educadores
 
adri.o.l@hotmail.com
Adriana Oliveira Lima
Doutora em Educação

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