Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Morre Dep. Alessandro Novelino

Cláudio Santos/ Ag. Pará



Por volta das 10h da manhã deste sábado (25), o avião bimotor que levava o deputado estadual Alessandro Novelino (PMN) e seu assessor parlamentar José Augusto dos Santos, para uma fazenda no nordeste do Pará, saiu do radar da Aeronáutica. Assim que foi informado do sumiço da aeronave, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, acionou o Sistema de Segurança e enviou uma equipe ao local, que constatou a queda do avião.
No início da tarde, o secretário sobrevoou o local do acidente, logo após a confirmação das mortes dos dois passageiros e do piloto Roberto Figueiredo. “O local é de difícil acesso e a aeronave estava completamente destruída, mas aparentemente não houve incêndio. Conseguimos agir rapidamente e acredito que os corpos poderão ser identificados e liberados para as famílias ainda hoje”, informou Luiz Fernandes.
O bimotor caiu em uma área do município de Acará, entre as pontes sobre os Rios Acará e Moju, que integram a Alça Viária, a cerca de 14 km de Belém. Do resgate participaram dois bombeiros, dois militares da Aeronáutica e seis PMs. Uma lancha e dois helicópteros, um da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e outro da Aeronáutica, foram usados na retirada dos corpos do local do acidente.
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Mário Moraes, que esteve no resgate, os destroços do avião estavam em uma área próxima ao linhão de energia elétrica, mas não havia sinais de choque com nenhuma torre. O local não oferece condições de aterrissagem, por ser totalmente alagado. “Não conseguimos pousar o helicóptero. Tivemos de saltar de rapel. Os corpos estavam a cerca de 100 metros do avião e a uma distância de 5 metros um do outro. Apesar da gravidade do acidente, as vítimas podem ser identificadas”, informou o coronel Moraes.
Ele disse ainda que após 30 minutos de operação, os três corpos já haviam sido encontrados. Um dos irmãos do deputado Novelino chegou ao local com a ajuda de ribeirinhos. “Lá mesmo ele identificou os corpos. Foi um momento muito triste. O Alessandro era um grande amigo do Corpo de Bombeiros e, também pra mim, foi muito doloroso fazer esse resgate”, declarou o coronel Moraes.
O helicóptero de Segup pousou no Comando Geral do Corpo de Bombeiros às 15h30, trazendo o primeiro corpo. Os outros dois chegaram em seguida. Uma ambulância do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves fez o traslado até o Instituto Médico Legal, onde os corpos passarão pela necropsia.
Apoio às famílias - Em pronunciamento à imprensa no início da tarde, após chegar a Belém procedente de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, o governador em exercício, Helenilson Pontes, lamentou o acidente que vitimou o deputado estadual Alessandro Novelino, o assessor parlamentar José Augusto dos Santos e o piloto Roberto Figueiredo.
Para Helenilson Pontes, o momento é de tristeza e de prestar toda a solidariedade aos familiares das vítimas. “O momento é de lamentar essa tragédia. Vamos dar apoio e auxiliar a família em tudo o que for necessário”, declarou.
O governo do Pará decretou luto oficial de três dias em memória das vítimas. O velório do deputado Alessandro Novelino está previsto para acontecer no Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/02/2012 às 18:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário