Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O que é lixo?


Lixo, ou resíduo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, repugnante ou sem valor, gerado pela atividade humana. O conceito de lixo é uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido.

Lixo Orgânico


Restos de comida, folhas de árvore e outros materiais que entram em decomposição facilmente. Podem ser transformados em adubo.

Alguns produtos industrializados, pilhas comuns, fotografias, lâmpadas comuns, tomadas e adesivos, devem ser colocados no orgânico, por não terem aproveitamento em reciclagens.

Importante: papel higiênico, guardanapos e fraldas descartáveis vão sempre no lixo orgânico.
Lixo Seletivo

São resíduos que não possuem origem biológica ou que foram produzidos pelo ser humano. São plásticos, metais, vidros e papéis. A maior parte desses resíduos é reciclável, mas há alguns itens que não são. Confira aqui.
Lixo Ambulatorial

É o lixo produzido por hospitais, postos de saúde, farmácias, ou proveniente de residências, como seringas e agulhas utilizadas para aplicação de insulina. Seringas e agulhas utilizadas em casa devem ser devolvidas nos postos de saúde ou farmácias do município.
Pneus

Os fabricantes são responsáveis pela destinação correta dos pneus. Por isso, na hora de trocar os pneus, o correto é deixá-los no local de compra ou no ponto de troca. Leia mais aqui.
Lâmpadas fluorescentes

Também devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por contarem com material tóxico, não devem ser colocadas nem no lixo orgânico nem no seletivo. Leia mais aqui.
Pilhas

Com a retirada de alguns metais pesados presentes na sua composição, como mercúrio, cádmio e chumbo, as pilhas comuns e alcalinas podem ser depositadas no lixo orgânico. As pilhas recarregáveis devem ser devolvidas para o fabricante ou à loja em que foi realizada a compra.
Baterias de celular e computador

O correto é devolver as baterias de celulares nas lojas que vendem aparelhos celulares. Eles recebem esse tipo de material. O mesmo deve ser feito com as baterias de notebooks.
Óleo de Cozinha

Não jogue o óleo usado em frituras no pia. O correto é colocá-lo em embalagens PET (refrigerante ou água), fechar bem e dispor o material no lixo seletivo. Esse óleo vai para as associações de reciclagem e será reutilizado pela indústria, que o transformará em biocombustível ou material de limpeza. Leia mais aqui.
Móveis, fogões, geladeiras, TVs

Esses produtos não devem ser colocados na rua e muito menos descartados em áreas verdes, represas ou arroios. O correto é se informar junto a prefeitura se há dias programados para a coleta deste material.
Vestuário

Roupas e sapatos, quando ainda tiverem condições de uso, devem ser doadas para entidades assistenciais. Se não tiverem mais condições de uso, devem ser destinadas para a coleta do lixo orgânico.
Entulhos de obras

Entulhos e restos de obras são recolhidas por empresas especializadas. A Urbanizadora Lenan não recolhe esse tipo de resíduos, por isso o material não deve ser disposto em lixeiras. O mesmo vale para galhos de árvores.
Animais mortos

A Urbanizadora Lenan faz o recolhimento de animais mortos de pequeno porte encontrados em vias públicas. Ao encontrar algum animal morto, telefone para sua prefeitura e faça uma solicitação de recolhimento.
Lixão

São depósitos de lixo a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. Geralmente são oficiais, ou seja, depositados pelo próprio município em cidades onde não existe aterro sanitário. É comum o lixão contaminar o solo, o subsolo e os lençóis freáticos, destruindo a vegetação nas proximidades e poluindo a água. Lajeado não possui lixão oficial.
Aterro Sanitário

É um depósito que, antes de receber o lixo orgânico, é preparado para evitar a contaminação do meio ambiente. Em Lajeado, o Aterro Sanitário é estruturado com modernas tecnologias para evitar que o chorume e o gás metano poluam o solo, a água e o ar.

Comentário:

Pena que o Gestor municipal conjuntamente com o Secretário de Meio Ambiente ainda não se atinaram que o lixo pode gerar renda e que coletas seletivas alem de contribuir para preservação ao meio ambiente proporcionam oportunidades de trabalho e sustento para muita gente. Estamos em pleno século XXI, no terceiro milênio, na era da cibernética, portanto, é inadmissível que o lixo seja tratado de forma rudimentar.

Sugiro a Administração municipal no âmbito do executivo, mais precisamente ao Prefeito desta cidade, que seja elaborado urgentemente um projeto para implantação do lixo seletivo e que este possa gerar renda e trabalho as pessoas que se identificam com o seguimento. Caso Vossa Excelência não tenha um, abaixo lhe apresento este como sugestão.

Acesse o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário