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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Seguraça é uma das prioridades!

O PSC de Santa Isabel do Pará propõe à Sociedade Civil Organizada a criação imediata do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança para melhorar a segurança pública de nossa cidade!




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CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança
                         Santa Isabel do Pará





PASSO A PASSO PARA MONTAR O CONSEG:


1º Reunir a comunidade para discutir e montar o Conselho;
Durante esta etapa é conveniente contactar com os policiais que trabalhem na comunidade, para que estes expliquem a filosofia de polícia comunitária e orientem como montar o Conselho Communitário de Segurança. Após, reunir as lideranças comunitárias (descritas no ítem dúvidas "Quem faz parte do CONSEG ?") e a comunidade em geral, para discutir sobre esta filosofia e a implantação do CONSEG.

2º Eleger uma diretoria provisória;
Após reunir a comunidade e as lideranças comunitárias em torno desta filosofia de trabalho, eleger uma diretoria, constando em ata as ações discutidas e a diretoria eleita, juntamente com a assinatura dos presentes.

3º Elaborar um estatuto no padrão sugerido pela Coordenadoria dos Conselhos Comunitários;
Na página da Polícia Comunitária, no link "legislação" é possível encontrar o modelo de estatuto e as demais legislações que regem o CONSEG.

4º Solicitar à Comissão Coordenadora a avaliação do Estatuto e emissão da Carta Constitutiva;
Após aprovado o estatuto, é expedida a Carta Constitutiva, que legalmente autoriza o funcionamento do CONSEG.

5º Empossar a Diretoria junto com a entrega da Carta Constitutiva;
A posse da diretoria e a entrega da Carta Constitutiva é realizada em cerimônia protocolar, agendada junto a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

6º Iniciar os trabalhos em parceria com a instituição policial e demais forças da comunidade.
Todas as ações desenvolvidas pelo CONSEG serão cadastradas na página de Polícia Comunitária, para que possam servir como uma troca de experiências entre os CONSEG's de todo Estado.


Brevemente estaremos visitando as entidades no intuito de convidar os seus respectivos dirigentes para participarem da primeira reunião para discutirmos a criação do CONSEG em nossa cidade.

Aguardem!

Um comentário:

  1. Quero me colocar a disposição para que este projeto dê certo. Mas quero ressaltar que a nível de Município já temos o conselho Municipal de Segurança Pública, mesmo que não seja atuante ou legalizado. A construção participativa deve ser a prioridade de qualquer gestor na eleboração de políticas públicas.
    Se este é o projeto final sinto falta das diretrizes, e acima de tudo dos subsídios que serão dados aos possivéis conselhos. Uma opção seria criar diretoria dentro das associações de moradores, que álias, já dispõem de estautos.
    O fato é que não há um comprometimento sério na área de segurança em Santa Izabel. Sugiro também a criação de um departamento específico para dar suporte.

    Marinaldo Galdino.
    Bacharelado em Administrão Pública-UFPA
    Presidente da AMOBAN-Associação de Moradores do Bairro Novo.

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